Agricultores e agricultoras participam de intercâmbio em Nova Palmeira na PB

 

 

                   Diversos agricultores e agricultoras dos municípios de Cacimbas, Teixeira e Maturéia, ficaram encantados após participarem do Intercâmbio Regional nos dias 16 e 17 abril do corrente ano, o evento foi realizado na cidade de Nova Palmeira- PB, os reais motivos do Projeto são as ações integradas desenvolvidas pela ONG Centro de Educação Popular (CENEP) nas áreas: Educação, Meio Ambiente, Saúde e Cultura.

                   As iniciativas incentivam principalmente: as leituras, artesanatos, teatros, produção de remédios caseiros, entre outras atividades, a medida têm contribuído de forma significativa com a melhoria da qualidade de vida de crianças, jovens, adultos e idosos do município de Nova Palmeira ao ponto de despertar o interesse de outros municípios.

                   Estima-se que cerca de 80% da população do município, recorre ao uso de remédios naturais para o tratamento de algumas doenças. Outro dado importante é que, através das terapias integrativas e complementares como: acupuntura e massagens, pelo menos 80 pessoas deixaram de usar medicamentos farmacêuticos, a exemplo dos antidepressivos.

                   Durante o Intercâmbio, os participantes conheceram na teoria e na prática, as experiências desenvolvidas com plantas medicinais e terapias integrativas. Houve debates, trocas de ideias bem sucedidas, e novas informações sobre o uso correto das plantas fitoterápicas. Participaram de uma oficina de manipulação de remédios caseiros, visitaram o horto de plantas medicinais e conheceram práticas de massagens e relaxamento.

                   Na oportunidade muitos adquiriram remédios caseiros e produtos artesanais, além de saírem com novos conhecimentos. O Intercâmbio foi promovido pelo Centro de Educação Popular e Formação Social – CEPFS, por meio do Projeto Agroecologia Gerando Renda e Promovendo Cidadania na Serra de Teixeira, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

                                                                                     Fonte: Joílton e CEPFs

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)