Prefeitura de Cacimbas faz doação de vacinas contra aftosa e raiva animal: Campanha- 2015 acontece nesta quinta 7 de maio, confiram o cronograma

 
 

                   A Prefeitura Municipal de Cacimbas, no interior do estado, abriu na tarde desta quarta feira 29/04, a Campanha de vacinação 2015, para beneficiar os rebanhos de bovinos contra a febre aftosa e a raiva animal. Os anúncios foram feitos pela Secretaria de Agricultura, durante o evento de capacitação realizado na Escola Municipal Vereador Manoel de Almeida com os criadores da região do Distrito de São Sebastião.

                   Os prazos para vacinar o gado vão do dia 1º a 31 de maio, sendo que a data para comprovação se estende até o dia 10 de junho. A meta das equipes consiste em visitar as propriedades cadastradas dos quase duzentos produtores rurais e garantir o percentual de 90% de vacinação dos quase dois mil animais, contra a raiva e a aftosa, conforme preconiza o Ministério da Agricultura e Defesa Agropecuária.

                   Para atingir os números, a Prefeitura através do gestor municipal Léo Terto, vem fazendo a sua parte, e pelo terceiro ano consecutivo vai ofertar as dozes das vacinas gratuitamente, além do médico veterinário para vacinar e de uma equipe de profissionais capacitados para realizarem a comprovação dos procedimentos. A segunda etapa da vacinação contra aftosa acontece em novembro e manter os rebanhos vacinados é fundamental para manter o país na zona livre da doença.

                   Os criadores devem estar atentos, quanto às visitas das equipes para prenderem seus animais até achegada dos vacinadores. Ana Letícia que é responsável pela Defesa Agropecuária na região, fez uma avaliação positiva das campanhas anteriores e atribuiu os resultados ao empenho das equipes de profissionais, da dedicação dos criadores e ao trabalho de mobilização que a Secretaria de Agricultura vem desempenhando em prol do homem do campo.

                   “Apesar dos bons resultados, temos muito ainda a ser feito, as exigências precisam ser cumpridas dentro dos prazos estabelecidos para se evitar as multas e outras penalidades da lei em vigor. A vacinação contra a Brucelose deve ser aplicada a todo o rebanho e mesmo a vacina contra a raiva não ser obrigatória, se faz necessário também vacinar, pois a doença é grave e pode dizimar todo o rebanho”, alertou a Veterinária.

                   A profissional ainda fez um alerta aos criadores que preferem fazer os procedimentos por conta própria, para que estes tenham cuidados no armazenamento das vacinas em temperaturas adequadas para não alterar a qualidade dos medicamentos nem causar danos aos animais que devem ser imunizados contra aftosa a partir de um dia de vida.
 
                   É importante manter os cadastros atualizados, todas as dúvidas podem ser esclarecidas na Secretaria de Agricultura em Cacimbas ou na Casa do Agricultor no Distrito. Confiram a seguir o cronograma de vacinação dos
rebanhos contra aftosa e raiva animal por setor:

      CAMPANHA DE VACINAÇÃO BOVINA CONTRA FEBRE AFTOSA E RAIVA - 1ª ETAPA / ANO 2015

CRONOGRAMA

DATA

DIA

LOCALIDADES

07/05/2015

QUINTA-FEIRA

SÍTIOS SÃO GONÇALO, VENTANIA, COVÃO E LAGOINHA.

12/05/2015

TERÇA-FEIRA

SÍTIOS MONTEIRO, CACHOEIRA, GAVIÃO E LAGOA DO CAMPO.

14/05/2015

QUINTA-FEIRA

SÍTIOS RIACHO DE AREIA, SÃO SEBASTIÃO, COSTA E PEDRO.

19/05/2015

TERÇA-FEIRA

SÍTIOS DOIS UMBUZEIROS, SERRA FEIA, SANTA FÉ, CHÃ E ARACATI.

21/05/2015

QUINTA-FEIRA

SÍTIOS SÃO JOÃO, ESPÍRITO SANTO, CIPÓ, TAMANDUÁ, CEDRO E RETIRO.

26/05/2015

TERÇA-FEIRA

SÍTIOS FUNDAMENTO DE BAIXO, CAÍCO E FUNDAMENTO DE CIMA.

28/05/2015

QUINTA-FEIRA

SÍTIOS DOIS RIACHOS, FLAMENGO, SANTANA E CACIMBAS.

Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)