Prefeitura de Cacimbas adquire bombas de combate ao Aedes e Secretaria de Saúde entrega equipamentos novos aos Agentes de Combate as Endemias

 
 

O Conselho Municipal de Saúde da cidade de Cacimbas, no interior do estado, através de seus membros, esteve reunido nesta segunda feira 14/03, a fim de debater os principais assuntos do setor, além de traçar novas medidas a serem implantadas no município, visando melhores condições de vida para os usuários do Sistema Único de Saúde-SUS.

A principal preocupação no momento é com relação ao combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor das doenças: Dengue, Zica Vírus e Febre Chikungunya. A situação é crítica em vários lugares do mundo todo e as equipes de saúde pretendem controlar o problema, a partir de um trabalho planejado com ações efetivas que garantam uma melhor qualidade de vida das pessoas.

Os Agentes de Endemias que haviam recebido fardamento, bolças novas e demais equipamentos de trabalho, juntamente com outros profissionais da saúde no ano passado, voltaram a receber da Prefeitura e da Secretaria Municipal equipamentos novos para auxiliar em suas funções diárias, são óculos, luvas, máscaras, repelentes, protetor solar, boné, camisetas, lanternas, além de bombas para borrifar os domicílios a fim de eliminar o vetor causador das enfermidades anunciadas.

Os profissionais participaram de palestras e curso de capacitação em Teixeira na semana passada, na ocasião foram devidamente treinados para atuar no combate aos focos do mosquito. Segundo a secretária de saúde de Cacimbas, a senhora Geiza da Cunha Alves, todas as informações são bem vindas e são de grande importância para as famílias, porém se não tiver o compromisso de todos no enfrentamento dos problemas pouco se pode fazer para se alcançar os resultados esperados.

Geiza ainda destacou a importância das parcerias com outras instâncias e enalteceu os trabalhos das equipes de saúde local que vem fazendo um bom trabalho na Sede, Distrito, comunidades rurais e agora nas escolas. Para a gestora, as metas estão sendo todas superadas, graças ao compromisso dos servidores da saúde e da sensibilidade do prefeito Léo Terto, que tem atendido as reivindicações da população, dos profissionais e dos órgãos de controle e fiscalização.

O Agente de Combate as Endemias, Manoel Carlos, representante da categoria falou da satisfação dos funcionários que estão motivados para realizar os procedimentos de combate ao mosquito, ele destacou pontos relevantes para conter o problema que tem desafiado as autoridades de saúde e prejudicado a população em nível mundial.

“Os casos mais frequentes das doenças estão na região do Distrito de São Sebastião, por conta disso, os profissionais vão firmar parcerias com os Agentes Comunitários de Saúde, demais servidores e com as famílias do referido setor para atuar naquela área. Para se alcançar uma melhor eficácia nas ações, será necessário borrifar casa a casa, além dos domicílios fechados e terrenos baldios próximos”, afirmou Manoel Carlos.

Esta semana foi apresentada a população do distrito e demais comunidades do entorno, o novo médico do PROVAB, Doutor Wendel que passou a tender os usuários daquelas localidades. Geiza alertou as mulheres quanto ao perigo da gravidez nesses períodos críticos e parabenizou os funcionários pela bela campanha que realizaram nas escolas Vereador Manoel de Almeida do Distrito e Tertulino Cunha da cidade.

Estiveram presentes: médicos, enfermeiras, técnicas de Enfermagem, Odontólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, educador físico, professores, diretores, alunos e demais auxiliares. Foi realizado visitas as escolas, palestras, distribuição de panfletos com orientações sobre o mosquito e os cuidados que as pessoas devem ter e fizeram demonstrações de teatro do vetor.

Por fim, Geiza falou dos equipamentos novos que o município recebeu destinados as quatro Unidades Básicas de Saúde: Maria das Neves Arruda no Distrito de São Sebastião, Cícero Pedro da Silva da comunidade de Monteiro, Mariano Cassiano do quilombo de Serra Feia e da Unidade Básica Maria Nazaré da Cunha na Sede. Ela também se referiu à pintura desta última Unidade que será realizada em breve.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

 
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)