Secretaria de Agricultura faz capacitação com criadores sobre vacinação animal

 
 

                Aconteceu na última quarta 19, na Escola Estadual Pedro Terto da Cunha uma reunião com as equipes da Secretaria de Agricultura envolvendo os criadores do município de Cacimbas (cidade do sertão paraibano), com o objetivo de divulgar o calendário da segunda etapa da campanha de vacinação e conscientizar os criadores sobre as penalidades ao deixar de vacinar seus rebanhos contra a aftosa.

                A vacinação é obrigatória e deve ser feita em todo o rebanho de bovinos, bubalinos e deve ser aplicada a cada 6 meses, a partir do 3º mês de vida do animal, de acordo com as recomendações do fabricante com relação à dosagem, prazo de validade, modos de conservação, entre outros. A febre aftosa é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta animais de casco fendido, como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. A enfermidade é transmitida principalmente pelo contato entre animais doentes e sadios.

                O Secretário de Agricultura, Edilson Silva Nascimento, juntamente com os veterinários, Edimilson Leite e Ana Letícia, fizeram alguns esclarecimentos para os criadores e destacaram a importância do GTA (Guia de Transito Animal) para o acompanhamento dos bichos na comprovação da vacina. O documento pode ser obtido na Secretaria de Agricultura na cidade as terças-feiras e quintas-feiras, já no Distrito de São Sebastião na Casa do Agricultor das 08h00 às 12h00 e das 14h às 17h00.

                Edilson se mostrou otimista e falou do empenho de sua equipe para garantir a meta do rebanho vacinado que é de 95% dos animais devidamente cadastrados. “Trabalhamos em conjunto para ajudar os criadores, na imunização e comprovação das vacinas doadas mais um ano pele Prefeitura. A campanha é toda gratuita, caso algum criador deixar de cumprir com sua responsabilidade, poderá ser penalizado”, destacou o secretário.

                A veterinária Ana Letícia explicou sobre o que é a febre aftosa e como ela pode prejudicar não apenas o criador, mas o país inteiro e até o comercio externo que recebe a carne como produto de exportação. “O principal objetivo é garantir a sanidade do animal e, consequentemente, a saúde do homem”, disse a veterinária.

                O rebanho da região de São Sebastião foi imunizado contra a aftosa, vejam os demais setores de Cacimbas:

21/11/2014 – Sítios São Gonçalo, Ventania, Covão e Lagoinha;
25/11/2014 – Sítios São João, Espírito Santo, Cipó, Tamanduá, Cedro e Retiro;
28/11/2014 – Sítios Fundamento de Cima, Fundamento de Baixo e Caíco
02/12/2014 – Cacimbas, Sítios Dois Riachos, Flamengo e Santana.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.
:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)