Cacimbas- PB, inicia 2ª etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa

 
 

                   Foi lançada na tarde desta última sexta feira 07/11, na Sede da Associação Comunitária do Distrito de São Sebastião de Cacimbas, interior do estado, a 2ª etapa da Campanha de vacinação contra a febre aftosa, para os rebanhos de bovinos do município.

                   A Primeira etapa que aconteceu em maio deste ano veio acompanhada da vacinação contra a raiva e superou a meta estabelecida pelo o órgão de defesa agropecuária do estado, segundo o secretário de agricultura, Edilson Silva Nascimento, onde foram vacinados 1.152 animais cadastrados, o que significa mais de 94% do rebanho imunizado, contra essas doenças.

                   A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Agricultura se comprometeram com os criadores pela 4ª vez consecutiva, a doar as doses das vacinas gratuitamente, a fim de manter a saúde dos rebanhos e facilitar a vida do homem do campo, evitando a inadimplência e as possíveis punições. Para cobrir toda a área, equipes técnicas, fizeram um mapeamento de todas as propriedades rurais e vem realizando capacitações nos devidos setores, juntamente com os médicos veterinários responsáveis, Ana Letícia e Edmilson Leite, para os proprietários, com emissão e regularização de todos os documentos pessoais, bem como dos terrenos.

                   A aftosa é uma doença grave que se espalha rapidamente, ela é causada por vírus que ataca bovinos, caprinos, ovinos, bubalinos e suínos, podendo causar uma epidemia. O animal afetado pela doença apresenta febre, ferimentos na boca, nas narinas e na pele, o que levaria a o extermínio dos animais infectados.

                   Quem deixar de vacinar seus rebanhos até o dia 30 de novembro e não comprovar a vacinação até 10 de dezembro do ano em curso, ficará impedido de negociar e circular com esses animais para outros estados, além de pagar multas e sofrer as penalidades impostas pela lei. A secretaria de Agricultura, mais um ano, está disponibilizando uma equipe de pessoas treinadas para irem até as propriedades dos criadores para realizar esses trabalhos gratuitamente.
                                 
                   Atenção para as datas, locais e prazos de vacinação e comprovação por localidades:

Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo: administração, Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

 
:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)