CAMEC e entidades parceiras realizam a 1ª feira agroecológica no Sítio Monteiro

 

 

                   A Central das Associações Comunitárias de Cacimbas e Região- CAMEC, em parceria com outras instituições não governamentais, realizou na tarde deste domingo (24), a 1ª feira agro ecológica na comunidade do Sítio Monteiro de Cacimbas, Paraíba. Agricultores familiares tiveram a oportunidade de expor e comercializarem uma diversidade de produtos orgânicos produzidos nos arredores de suas residências.

                   O projeto acontece em parceria com a Escola Municipal João Heleno de Maria, Secretaria de Agricultura, Associações Comunitárias, CEPFs, UAMD, Ação Social, CAAF, FAAS, dentre outros, e tem como objetivo incentivar os agricultores a produzirem seus alimentos de forma natural e saudável, sem o uso de agrotóxicos. Estiveram presentes, representantes das escolas Joaquim Cassiano Alves, Agostinho Justo de Souza, Secretaria da Juventude, os Vereadores Antônio de Pádua, Geraldo Alves e populares.

                   Para Kaliane Santos e Rozânia Tomás, ambas, representantes da CAMEC, o momento superou as expectativas, sendo apropriado para as famílias mostrar a satisfação de poderem permanecer em suas propriedades e divulgarem de forma maciça suas potencialidades, o que segundo elas, serve de motivação e de exemplos para outras pessoas resgatarem a agricultura familiar sem veneno, com produtos de qualidade a baixo custo.

                   Apesar das dificuldades por conta do longo período de estiagem, os moradores contam com cisternas de placas e recebem as orientações técnicas necessárias de como aproveitar bem os espaços e os poucos recursos hídricos disponíveis, de forma racional, eles apreendem também novas técnicas de como combater os predadores, bem como, aumentar a produtividade.

                   A moradora aposentada do Sítio Monteiro, dona Severa de 66 anos, disse que o cultivo de verduras e hortaliças em seu quintal produtivo, é o seu passa tempo favorito, segundo ela, as atividades servem como terapia de vida, que lhe deixa muito satisfeita com o apoio que vem recebendo das organizações para cuidar do seu próprio negócio e complementar a renda.

                   Os vendedores locais e outros vindos dos municípios de Teixeira, Juru, Matureia, Desterro e Tavares, se sentiram otimistas diante da receptividade do público consumidor, que compraram todos os produtos por preços bem acessíveis, além de adquirirem saúde. As principais mercadorias apresentadas pelos feirantes foram: frutas, verduras, legumes, plantas frutífera e medicinal, ovos, leite, queijo, bolos, doces, galinhas, além de produtos artesanais e o bazar solidário.

                   O Jornalista José de Anchieta, representante das CARÍTAS, veio da cidade de Patos para participar da 1ª feira agro ecológica e ficou surpreso com a diversidade dos produtos apresentados e a grande participação da população das várias localidades, ele fez uma reflexão sobre os valores da agricultura orgânica e chamou a atenção das pessoas para os riscos oferecidos a partir de alimentos transgênicos.

                   Um dos fatores mais preocupantes que dificulta a prática da agricultura familiar na região e a escassez de água por conta da seca, porém, o secretário de Agricultura do Município de Cacimbas, Edilson Silva Nascimento, avaliou a iniciativa da CAMEC e parceiros, como positiva e destacou os projetos e ações disponíveis na referida secretaria, como forma de incentivo para os criadores e produtores rurais.

                   Os participantes também foram orientados, quanto o manejo e destino correto dos resíduos sólidos (o lixo).

                   Os organizadores do evento ministraram palestras, exibiram vídeos documentários com novas experiências para os agricultores, expuseram banners, fizeram a distribuição de DVDs, panfletos e folhetos explicativos para os presentes. Como forma de incentivo, também foi distribuído camisetas padronizadas e sacolas ecológicas de tecido entre os organizadores e fregueses participantes, houve o bingo solidário com premiação de cem reais, apresentação do grupo de dança da comunidade Poço do João de Desterro, apresentação cultural da escola local, o encerramento ficou por conta da apresentação do grupo musical, Pegadão do Forró.

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)