Programa Cidade em Ação 4ª ed. leva esperanças às comunidades quilombolas

Mais uma vez o Programa Cidadania Popular 4ª edição, é realizado pela Prefeitura Municipal de Cacimbas (cidade localizada na região da Serra do Teixeira), nesta quinta feira 13/11, através das equipes multiprofissionais e suas respectivas secretarias, fez o seu papel, dessa vez, o conjunto de ações foi levado a os moradores das comunidades quilombolas, Chã e Aracatí, contemplando outras pessoas de localidades próximas.

O Programa que tem por objetivo levar os serviços básicos disponíveis no município e outros contratados, numa forma de promover a inclusão com ações de cidadania para quem mais precisa, o que facilita o acesso da população rural a esses bens que consistem em: atendimento médico, farmácia popular, bazar solidário, CRAS, atendimentos aos agricultores, emissão de documentos, salão de beleza popular, parque de diversões para as crianças e vários outros.

O Secretário de Agricultura, Edilson Silva Nascimento, que é um dos articuladores do programa, se diz satisfeito com a realização das ações que vem acontecendo num nível satisfatório de qualidade, graças aos incentivos do gestor municipal e dos parceiros externos, onde há um envolvimento diretamente entre a população e os governantes.

“A gente sai hoje da Chã com a certeza de o dever cumprido com mais uma grande realização do Cidadania Popular, isso é possível devido o envolvimento de todos os secretários, funcionários, as associações e principalmente os populares das comunidades que nos receberam muito bem, aqui recebemos apoios de famílias que doaram suas casas para alguns atendimentos isso só vem os beneficiar”, ressaltou o secretário.

João Batista Bezerra de Queiroz é morador da cidade de Desterro e se tornou parceiro do programa, através de doações de pessoas, ele conseguiu levar muitas peças de roupas, toalhas, lençóis, calçados diversos para as famílias das comunidades e deixa um recado para quem desejar doar o ano inteiro que o procure para mais essa ação de solidariedade.

A moradora da Chã, Deuzalena que é mãe de duas crianças e cria três netos falou das dificuldades de se locomover para a cidade a procura dos atendimentos e enfatizou a satisfação de ter esses atendimentos na sua própria comunidade: “Nós somos carentes, na saúde e na educação não somos atendidos se não tivermos os documentos, agora nós podemos ser, e que venha mais coisas boas até nós pra nossas vidas ficar mais fácil,” disse.

A líder comunitária Esmeralda se diz orgulhosa de pertencer àquela comunidade, atualmente reconhecida e registrada como quilombola e destacou como positiva a iniciativa dos organizadores do Programa para aqueles moradores: “Há muito trabalho, muitas pessoas daqui não tinha sequer o registro de nascimento e hoje nós podemos tirar de graça. Os filhos da gente nunca havia visto isso aqui, hoje se divertiram muito, só temos a agradecer a Prefeitura”.

Ela aproveitou a ocasião para convidar a todos para as comemorações do Dia da Consciência Negra, nesta quinta 20/11, o dia todo com diversas realizações, este é o primeiro evento a ser realizado pelos moradores após o recebimento do registro como remanescente de quilombos.  Os articuladores esperam a participação de um grande número de pessoas dos diferentes setores para prestigiar e festejar o momento que consideram como uma conquista após sete anos de luta para tal reconhecimento.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.