Programa Cidadania Popular soma forças com parceiros importantes e realizam diversos atendimentos para as comunidades rurais da região do Distrito de São Sebastião de Cacimbas

 

 

                O Programa Cidadania Popular da Prefeitura Municipal de Cacimbas interior da Paraíba, contou com importantes parceiros o (Ministério do Desenvolvimento Agrário- MDA) e outros órgãos federais, estaduais e municipais, nesta terça feira 25/11, para garantir oportunidades e direitos aos moradores do Distrito de São Sebastião e comunidades rurais e quilombolas daquela região, a exemplo: Chã de Areia, Aracatí e Serra Feia.

                Além das equipes de funcionários que sempre estão à frente do movimento, a exemplo das secretarias de transportes, agricultura, educação, saúde, ação social, cartório civil, administração, comunicação, prefeitura, associações e alguns voluntários, a comissão recebeu durante todo o dia, um importante aliado na formatação do projeto que, conseguiu atrair a atenção de uma grande quantidade de pessoas.

                A 5ª edição do Programa aconteceu na Escola Municipal Vereador Manoel de Almeida e contou com os serviços de inclusão social do tipo: saúde, beleza, estética, ação social, retirada de documentação com pronta entrega, atendimentos diversos aos agricultores, orientações às famílias, palestras, além de um parque de diversão para garantir a ocupação e diversão da criançada.

                Os funcionários dos programas se dedicaram ao máximo, para atender a todos os participantes, porém a procura por algumas das ações foram bem maior do que o esperado. Segundo o secretário de Agricultura, Edilson Silva Nascimento, houve um planejamento baseado nas sondagens feitas nas referidas comunidades, mesmo assim, o número de participantes, foi maior do que o esperado.

                As ações já foram levadas de forma itinerante as comunidades de Monteiro, Serra Feia, São Gonçalo, Chã de Areia e o Distrito de São Sebastião, respectivamente. Com a realização das cinco edições, o Programa Cidadania Popular dar uma pausa por este ano e neste intervalo de tempo, as equipes se preparam com novas metas para o próximo ano que promete muitas surpresas.

                O Programa além de promover ações de cidadania e inclusão social, possibilita os acessos das pessoas a outros setores, como relata a Líder Comunitária Leandra Marques da comunidade de Chã. “Até pra morrer precisamos de documentos para não ser considerados indigentes, temos pessoas com mais de trinta anos de idade que veio tirar o registro de nascimento agora depois de ser mãe de família", revelou a líder.

                Para uma doméstica com situação parecida que teve a oportunidade de regularizar sua documentação que estava incompleta a oito doze anos, foi uma experiência emocionante de poder se sentir cidadã de fato e de direito. “Agora eu sou gente como as outras e vou poder ser atendida da mesma forma sem ninguém me barrar como eu sempre era”, falou de forma emocionada olhando pra sua carteira de Identidade que acabara de receber.

                Ao serem contratadas temporariamente pelo Programa, pessoas encontra satisfação em poder ajudar ao próximo, tendo também a oportunidade de divulgar seus serviços e consequentemente garantirem uma grana extra para complementar a renda familiar.

                O diretor escolar Vamberto Ferreira, avaliou o momento como importante e falou da satisfação de está recebendo os profissionais dos diferentes setores com propostas concretas de inclusão social, para a promoção de oportunidades, o que segundo ele, vai ajudar na diminuição dos casos de moradores sem a documentação e facilitar os acessos a outros serviços.

                O coordenador do MDA, o senhor Ábdon, classificou o evento como uma conquista dos trabalhadores rurais ao longo dos últimos doze anos, e se disse surpreso com as ações semelhantes que vem sendo desenvolvidas no município de Cacimbas com o apoio da Prefeitura.

                “Vimos aqui, diversos serviços de longo alcance social e de qualidade ofertados pela Prefeitura nossa principal parceira que abre as portas para nos receber, através de sua equipe. juntamos o útil ao agradável e o resultado foi satisfatório de resgate histórico das comunidades que viviam a margem da sociedade fora das políticas públicas do Governo Federal, nos sentimos honrados em melhorar os índices de desenvolvimento humano nessa região que ainda é baixo, por fim agradeço o Ministério do Trabalho, Ministério da Fazenda, INSS, IPC e a todos que se envolve nesse trabalho”, destacou o coordenador.

                Por último Edilson Falou dos desafios e agradeceu o empenho dos parceiros e voluntários que se envolveram e torceram juntos para que as cinco edições do Programa que tem o objetivo de encurtar distancias e facilitar a vida das pessoas aproximando as ações, sobre tudo, das famílias rurais com mais oportunidades para muitos que antes sofriam sem atendimentos nos diferentes setores por falta de documentos e esclarecimentos.

 Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

 

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)