Comunidades quilombolas realizam festas alusivas ao Dia da Consciência Negra

 

 

                As comunidades quilombolas de Aracatí, Chã de Areia e Serra Feia do município de Cacimbas interior da Paraíba, realizaram nesta quinta feira dia 20 de novembro, diversas comemorações para homenagear seus moradores pelo auto reconhecimento das lutas de resistências que os levaram a várias conquistas negadas ao longo dos anos.

                Para comemorar esse dia e lembrar a morte do martírio Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência Negra no Brasil, foram realizados apresentações culturais de danças africanas, peças de teatro, desfiles das rainhas negras, exposições de materiais artesanais, torneio de futebol, palestras, vídeos documentários produzido nestas localidades, exposição fotográfica, apreciação da culinária local, realização de bingo, dentre outras.

                Vale ressaltar que durante a disputa do torneio de futebol envolvendo as equipes do Brasiliense e Atlético, ambas de São Sebastião, além das finalistas da Serra Feia e a anfitriã Chã, no confronto final quem se consagrou campeão foi a Serra Feia, vencendo pelo placar de 1x 0, com esse resultado, o time levou um bode como prêmio.  

                O evento aconteceu no Sítio Chão na sede da associação comunitária que serviu de ponto de apoio para receber as outras comunidades quilombolas, a exemplo de Aracatí e Serra Feia, além de outras parceiras como: Monteiro, o Distrito de São Sebastião, São Gonçalo, Desterro, associações comunitárias e demais convidadas.

                A equipe organizadora caprichou na organização do evento, no que se refere à ornamentação, recepção, programação, convidados, apresentações, alimentação o que surpreendeu ao grande público que compareceu para prestigiar a festa. Segundo uma das organizadoras, Leandra Marques, apesar de ser uma semana cansativa de muita correria, tudo valeu a pena, pelos resultados e satisfação dos moradores e visitantes.

                Os organizadores destacam a importância das parcerias e a integração das comunidades, para que a festa saísse da forma como foi planejada, na ocasião, falaram de sua cultura, seus sonhos, anseios e esperam que as próximas celebrações que venham a acontecer na localidade, que sejam tão proveitosas como foi esta, é o que defendem.

                A líder relatou as lutas dos moradores há sete anos, em busca do reconhecimento, e recentemente conseguiram do INCRA o registro oficial, o que consideram um avanço em prol de seus direitos. As famílias reivindicam agora, a reabertura da escola na comunidade, o que segundo eles, vai beneficiar mais de 50 crianças com idade escolar.

                Leandra também lembra algumas outras conquistas paralelas que os moradores conseguiram mediante a associação, o poder público, o governo e outros órgãos tipo: documentação, cisternas, criação de caprinos e galinhas, palma forrageira, cestas básicas mensais e o programa do cuscuz com leite.

                O vereador Geraldo Alves do (PT), que é morador da comunidade quilombola de Serra Feia, conseguiu na Casa Legislativa Municipal ano passado, a aprovação de um Projeto de Lei que institui o feriado no município todo dia 20 de novembro em reconhecimento a estas comunidades Aracati, Chã de Areia e a própria Serra Feia por serem remanescente de quilombos.
 
                                                                                                          SECOM/PMC

 

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)