Turma das FIPs lança projeto Nutri Ação com diversas ações em Cacimbas, PB

 
 

                A equipe do curso de nutrição das FIPs, Faculdades Integradas de Patos do 5º e 6º período, sob a coordenação da professora Mayra e do professor Aílton Targino, apresentaram em primeira mão na manhã desta quinta feira 18 na cidade de Cacimbas, interior do estado, o projeto denominado de Nutri Ação, com o objetivo de levar diversas informações de saúde para idosos, hipertensos, gestantes e diabéticos, por meio de palestras e exposições.

                A unidade Maria Nazaré da Cunha ficou pequena para tanta gente que se encantou com as apresentações da equipe de profissionais e os estudantes que também promoveram palestras e realizaram demonstrações de primeiros socorros para o público participante. A professora Mayra que também é nutricionista no NASF em Cacimbas destacou a importância do evento, tanto para os estudantes, quanto para população, e parabenizou a Prefeitura, juntamente com a Secretária de Saúde Joiscilene Farias, por apoiar a proposta e pela vontade de inovar sempre.

                A nutricionista deu dicas importantes para as pessoas e fez algumas recomendações para aquelas que apresentaram problemas de saúde relacionados a maus hábitos alimentares. As estudantes promoveram a confraternização com alimentos funcionais e lanches nutritivos, produzidos a partir de sobras de frutas, verduras e legumes, também distribuíram receitas culinárias com dicas de como reaproveitar melhor os alimentos na fabricação caseira de doces, bolos, tortas, mousse, sucos, saladas e tantos outros.

                A secretária de Saúde Joscilene Farias, ficou maravilhada com os resultados e se disse orgulhosa pelo empenho das equipes, para ela esse projeto deve ser apoiado e levado muito a sério para outras localidades. “A cidade de Cacimbas teve a sorte de ser escolhida para o lançamento desse projeto Nutri Ação das FIPs, somos gratos nutricionista Mayra, Talita, a toda equipe e o Prefeito Léo por apoiar essas ações, agora temos a intenção de realizar também no Distrito de São Sebastião, e parabéns a todos pelo sucesso alcançado”, destacou a secretária.

                As alunas do 6º período de Nutrição, Ana Talita e Arliene, destacaram a importância do evento para suas vidas acadêmicas e falaram da satisfação de estar levando informações de saúde para a população, para as cursistas, um projeto dessa grandeza deve ser expandido para outras localidades, a fim de se trabalhar em parceria com as escolas e a sociedade. Os presentes se mostraram interessados e participaram ativamente tirando suas dúvidas e questionando alguns mitos.

                Além do público alvo, também participaram do evento os agentes comunitários de saúde, técnicos em enfermagem, odontólogo, fisioterapeuta e demais profissionais da área. Foram oferecidos serviços de orientação odontológica, aferição da pressão arterial, orientação e palestra nutricional, dicas de saúde para diabéticos, hipertensas, gestantes, falou se também da importância do aleitamento materno para o desenvolvimento das crianças.

                O professor Ailton Targino, comandou as manobras de primeiros socorros e repassou dicas importantes de como as pessoas devem proceder em casos de infartos, engasgos, epilepsia, em crianças, adultos e/ou gestantes, onde cada situação é específica, ele esclareceu alguns mitos e ressaltou que uma vida pode ser salva, caso os procedimentos sejam realizados adequadamente até a chegada do socorro propriamente dito. Ao fim do evento foram sorteadas varias cestas básicas para os participantes, com alimentos doados pelos estudantes.

                                SECOM/PMC.

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)