Conselheiros se reúnem para discutir a situação do Instituto de Previdência

Reuniram-se na manhã desta quinta feira (11/12), no Prédio do Instituto de Previdência Própria do Município de Cacimbas interior da Paraíba, o Presidente Dimas da Cunha de Lima e os conselheiros: Jeová Cipriano, Wanderson de Lima, Dês Maria, Maria Luciete, José Leônidas, Adelita Francisca, Maria Rosete, Severino dos Ramos e Macidênia Gonçalves.

Na ocasião, o presidente respondeu os questionamentos feitos pelos participantes, prestou contas do órgão, fez alguns esclarecimentos e falou da situação financeira em que se encontra o Instituto. Dimas apresentou uma planilha com os valores contidos em caixa, que ultrapassa cinco milhões de reais e confirmou o débito existente de pouco mais de cem mil reais, valor esse já parcelado pelo gestor para ser quitado.

De acordo com documentos apresentados, parte das dívidas existentes é desde o ano de 2012, que agora passaram a ter um aumento significativo por falta de alguns repasses, acrescida de juros e correções, o que vem dificultando a celebração de alguns convênios federias com o município, por conta da Certidão de Regularidade Previdenciária- CRP.

O presidente Dimas defende uma gestão democrática e participativa com responsabilidades e garante que vem dialogando constantemente com o poder público e com os servidores, contrariando alguns comentários que teceram contra ele recentemente, acusando- o de omisso, segundo ele, tais declarações o deixou magoado, por serem inverídicas.

“Todos me conhecem e sabe da minha índole, o Instituto é formado por um Conselho atuante, que acompanha e fiscaliza tudo, além do mais, somos fiscalizados pelo TCE, TCU, CGU e outros órgão competentes de Brasília, nosso advogado Doutor Ênio, acompanha tudo e não estamos alheios, conforme expuseram nosso nome esta semana, não temos o que esconder, nem estamos aqui pra prejudicar ninguém, disse o Presidente.

Dimas pediu mais participação por parte dos servidores, para que possam acompanhar os trabalhos do Instituto e ter clareza dos trâmites legas, para que quando necessário, se fazer as cobranças com conhecimento de causa. O presidente se referiu ainda a renovação do Conselho em breve e se comprometeu realizar uma prestação de contas em um programa de rádio local neste sábado 13/12, ao meio dia.

SECOM/PMC