Jogos escolares servem como motivação e novos talentos são revelados

 

 

                “Que coisa linda é uma partida de futebol”!  Principalmente quando se trata de uma bela competição acirrada, envolvendo diversas equipes determinadas a superar seus adversários e os seus próprios limites, em busca de novas conquistas e vitórias para ampliar ainda mais as suas coleções de títulos.

                A pesar das disputas equilibradas, foi nesse clima amistoso de muita criatividade e alegria que as Escolas Municipais Tertulino Cunha e Francisca Maria da Silva, ambas de Cacimbas, interior da Paraíba, encerrou a semana cultural dos jogos escolares neste sábado 08/11, no Ginásio Poliesportivo desta cidade.

                A abertura aconteceu na segunda feira 03, e contou com a presença de muitas pessoas que assistiram diversas apresentações culturais, o desfile das torcidas exibindo faixas com mensagens, alunas também realizaram danças sob a coordenação de seus respectivos professores, dentre outras atividades que servem como requisitos avaliativos. 

                Segundo um dos organizadores da competição, o Supervisor Educacional, Arenilson Lima Moura, o evento aconteceu de forma satisfatória, graças ao empenho e a boa vontade de toda a equipe de profissionais da referida instituição, juntamente com a dedicação dos atletas, os pais de alunos, a comunidade local e os parceiros que tiveram papel fundamental na culminância do torneio intercalasses.

                O supervisor elogiou a organização do espaço, bem como, o esforço e a criatividade das torcidas, a atuação dos árbitros, as habilidades dos atletas, referente à ornamentação, grito de guerra, animação, comportamentos e dedicação, e ressaltou que no ano passado não foi possível realizar a semana cultural dos jogos escolares, por conta da reforma do ginásio que coincidiu com o período.

                Perguntado sobre a importância dos jogos na vida acadêmicas dos estudantes, Arenilson respondeu: “Nossa equipe trabalhou de forma intensificada, porém valeu muito a pena ver a motivação e a euforia dos participantes, sem dúvidas esse projeto que segue uma proposta pedagógica, serve como motivação e consequentemente melhora o rendimento de muitos estudantes que encontram motivos para continuarem na escola de modo satisfatório”, explicou o supervisor.

                Para muitos educadores, a realização de eventos desse porte serve como formas de incentivos na promoção de recreação, onde as aulas são inovadas com práticas pedagógicas dinâmicas, capazes de aproximar ainda mais as famílias da escola, além de proporcionar momentos de descobertas de novos talentos, o que é fundamental para o processo educacional que se pretende desenvolver nos dias atuais. 

                Diversas equipes das modalidades, masculinas e femininas participaram dos jogos internos, aonde apenas as seis melhores chegaram as finais da competição. Como forma de reconhecimento, os atletas de destaques, foram premiados com medalhas de honra ao mérito, a exemplo da artilheira Cleane, a goleira Wiliane, também se destacou o Luís Henrique, Thiago e o principal jogador do Campeonato foi Paulo Ricardo, vulgo (Nêgo Banda), com 17 gols marcados.

                Os times finalistas premiados com troféus de acordo com a modalidade e classificação: 1º Campeão da modalidade feminino 9º A e B, 8º A, masculino vice-campeão, 6º ano A, Masculino da categoria A e o 9º ano B, campeão da também categoria B. Toda a premiação foi cortesia da Prefeitura Municipal de Cacimbas e também da Secretaria de Educação.

                O prefeito Léo Terto, o Vereador José Cariolanda, o ex-prefeito Geraldo Paulino e outras autoridades prestigiaram o encerramento do evento esportivo. Na próxima semana é a vez da Escola Estadual Pedro Terto da Cunha, realizar a semana cultural dos jogos internos que promete fortes emoções, participem.

SECOM/PMC

 

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)