Escola Vereador Manoel de Almeida no Distrito, abre semana de jogos internos

 

 

                Aconteceu nesta segunda feira 24/11, por volta das 19h30min, à cerimônia de abertura dos jogos escolares internos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Vereador Manoel de Almeida do Distrito de São Sebastião de Cacimbas interior do Estado. Esta é a 5ª edição do torneio que contou com um grande público que compareceu para prestigiar a grande realização que emocionou a todos os presentes, inclusive os organizadores.

                A festa contou com uma diversidade de atividades esportivas voltadas para o bem estar social, cultural e educacional dos estudantes que impressionaram em seus desempenhos, onde juntaram danças, dramatizações, musicalidade, figurinos, homenagens para mostrarem suas habilidades o que ficou comprovado na prática o empenho de todas as equipes.

                Houve todo um planejamento e os responsáveis pelo evento, confeccionaram o material recheado de informações que destacam as modalidades esportivas como uma oportunidade de inclusão dos jovens tanto no contexto escolar, como na sociedade, para o educador físico Jetro Trindade, a competição serve de incentivos e até para se revelar novos talentos, diante das competências dos atletas que vem se destacando a exemplo de Alexandre Rosa que foi revelação ano passado na cidade de Patos.

                Jetro atribuiu o sucesso do evento que cresce a cada ano, ao envolvimento de todos os profissionais e parceiros externos e falou dos benefícios que as práticas esportivas trazem para a vida das pessoas. Ele se referiu à projeção de alguns atletas em outras competições regionais que participam na cidade de Patos, e destacou o talento desses jovens que chama a atenção pelas habilidades que possuem.

                O educador lamentou a inserção de muitos adolescentes com idades precoces no mundo das drogas e na prostituição muitas vezes por falta de perspectivas e segundo ele, as práticas esportivas podem ser a oportunidade para a formação de cidadãos livres de vícios nocivos à vida. “Tenho uma lista com quase quatrocentos atletas, nem todos serão destaques, mas acredito que as chances deles se desviarem para caminhos errados são mínimas”, revelou Jetro.

                Um dos diretores da escola, o Vamberto Ferreira, classificou a realização do evento como algo grandioso para a comunidade escolar e população local pela forma que foi planejado e conduzido os trabalhos com vista à inclusão e valorização dos atores do processo. Para ele as parcerias da Prefeitura, secretaria de Educação, Agricultura, Transportes, população escolar com a vontade de fazer, fez toda a diferença.

                “Trabalhamos com o tema Valores Humanos e a diversidade, por acreditarmos que uma educação de qualidade, passa necessariamente pelas práticas esportivas, apesar de ser uma competição acirrada, espero que todos se divirtam e que prevaleçam o espírito desportista de cada um”, ponderou o Diretor.

                Exemplo de superação: Wellington Santos (Pedro) parabenizou os organizadores do evento e a o se referir a escolinha de futebol no Distrito que abriga cinquenta jovens, onde é voluntário, falou da satisfação de contemplar um sorriso de felicidade no rosto de cada atleta, o que para ele, é um motivo de orgulho em poder contribuir de alguma forma com sua comunidade.  

                Pedro se lembrou das dificuldades em tocar o projeto adiante e pede o apoio incondicional das autoridades competentes, para a promoção de oportunidades de lazer e cidadania, por acreditar nos benefícios das práticas esportivas na inclusão social das pessoas e na prevenção de comportamentos indesejados.

                “Tenho limitações por ser cadeirante, mas isso não me impede de fazer meu trabalho voluntário, a limitação maior que encontro é a falta de apoio das autoridades no tocante a esse projeto que tem feito grandes transformações em minha vida e na vida desses jovens atletas”, relatou Pedro.

                Na oportunidade o secretário de agricultura Edilson Silva Nascimento e o Vereador Antônio de Pádua se pronunciaram para agradecer e parabenizar os organizadores da festa pela realização e pediram empenho dos estudantes para que estes respeitem as regras, bem como, as equipes adversárias e a todos os envolvidos no evento. Foram lembrados os senhores Celestino Nino, Orlando Tico, Eduardo e Paulo Moura por serem incentivadores do futebol e futsal na localidade.

                Durante toda a semana acontecem os confrontos entre diretos entre as turmas nas modalidades masculinas e femininas dos turnos manhã e tarde. Na próxima sexta feira dia 28/11, será a culminância do projeto com a grande final entre os times de melhor desempenho no torneio intercalasses da escola Vereador Manoel de Almeida do Distrito de São Sebastião.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC. 

 

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)