II Gincana Cultural é realizada com muito sucesso na comunidade de Serra Feia

 

 

                Equipes da Escola Municipal Joaquim Cassiano Alves, que fica localizada no Quilombo de Serra Feia de Cacimbas no interior do estado da Paraíba, realizou na última sexta feira (14/11), a 2ª Gincana Cultural com o tema: Vivenciando a Cultura Quilombola, inserida no Folclore Brasileiro, com o objetivo de promover o aprendizado dos estudantes de forma integrada em parcerias com a comunidade local e parceiros.

                Para representar as diversidades de tais manifestações, as equipes formadas por professores, diretores, supervisores, coordenadores, funcionários de apoios e parceiros voluntários da localidade, organizaram várias apresentações, envolvendo: musicalidade, danças, artesanatos, movimentos religiosos, provas de conhecimentos, teatro, dentre outros, levando em conta as vivencias  dos alunos.

                Segundo a Professora Marileide Guedes, o sucesso do evento se deve a união do grupo e a forma criteriosa que a coordenação teve na seleção dos conteúdos e no planejamento das ações. “O trabalho partiu dos conhecimentos prévios dos alunos, com a valorização das experiências local, dialogamos com os pais e a comunidade para expor nossas propostas e defendemos que esse resultado seja incorporado no curriculum da escola, já que a gincana é a culminância de um projeto que trabalhou vários temas pelos professores e que superou todas as nossas expectativas”, reiterou a educadora.

                As provas de conhecimentos gerais foram assistidas e prestigiadas por um grande público e avaliadas pelo corpo de jurados, sendo eles: Edilson Silva Nascimento- secretário de agricultura em Cacimbas, Vamberto Ferreira- diretor escolar de São Sebastião, Juliana Gonçalves supervisora educacional em Cacimbas e os professores José Hermes e Maria do Socorro Costa, ambos da cidade de Desterro.

                Foram feitas diversas homenagens para moradores da localidade, numa forma de reconhecimento pelos bons serviços prestados, bem como, a dona Socorro Holanda que é funcionária daquela instituição, e que no momento está afastada por conta de um tratamento de saúde que foi submetida. 

                Na visão das professoras Claudevânia dos Santos e Socorro Soares, o sentimento que fica é o de dever cumprido diante de tantos desafios vivenciados pela equipe organizadora para garantir o envolvimento da comunidade e principalmente dos alunos que foram os principais protagonistas de todo o processo.

                Apesar de se tratar de uma competição entre as equipes azul com a segunda colocação e a verde campeã, não há vencidos nem vencedores, para elas, quem ganha com a realização de um evento desse porte é a escola, por promover a aprendizagem de forma lúdica e significativa, quebrando a rotina do cotidiano escolar.
 
                A Diretora Maria Helena Luís, destacou o empenho de toda sua equipe de trabalho na realização da gincana e ressaltou a importância das parcerias no tocante a promoção de ações voltadas para a promoção do saber. “Esses incentivos são fundamentais para o desempenho escolar dos estudantes, eu acredito que eles são capazes e sempre falo pra eles se interessarem para um dia se tornarem professores da própria comunidade, já que todos os docentes são de fora”, disse a gestora.

                O morador da Serra Feia, Leonardo Cassiano, que também presta serviços na referida escola, ficou surpreso com o envolvimento dos demais colegas de trabalho e revelou: “Nossa cultura estava morrendo, mas através desse evento que contou com a dedicação de todos, principalmente os professores e os alunos, eu vivenciei e aprendi coisas importantes, inclusive o resgate de acontecimentos do passado”, destacou.

                Na ocasião, Leonardo agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, bem como, de outros parceiros e fez questão de agradecer a sua primeira professora alfabetizadora, dona Socorro Holanda que atualmente se encontra em tratamento de saúde: “Em 2001, no Distrito de São Sebastião, eu mal sabia pegar num lápis e Socorro Holanda teve paciência comigo e fui alfabetizado, cheguei até o ensino médio. Essa recompensa eu devo a ela, eu vou orar e pedir muitas orações pra ela se recuperar o mais rápido possível e vir fazer o que mais gosta que é educação”, lembrou o ex-aluno.

                O secretário municipal de educação José Diraldo Gomes, esteve presente na culminância do projeto, e avaliou o momento como importante para o município, ele reconhece o empenho de algumas outras escolas na realização de ações semelhantes e comprometeu continuar apoiando as ideias inovadoras dos educadores.

                “Nós da Secretaria de Educação, juntamente com o Prefeito Léo, estamos sempre nos esforçando para trazer recursos, não só na educação, mas em todas as áreas que tanto precisam, principalmente pra Serra Feia que é considerada especial, por ser quilombola e ter sido esquecida por tanto tempo, estamos construindo seis novas salas de aulas e a partir de 2015, o ensino será ampliado nessa região, indo do ensino infantil ao 9º ano”, divulgou o secretário.

                As entrevistas completas com as professoras Claudevânia dos Santos, Socorro Soares, Marileide Guedes, da Diretora Maria Helena Luiz, do Secretário Municipal de Educação e do funcionário Leonardo Cassiano dos Santos, vocês conferem no site da Prefeitura de Cacimbas no link: www.cacimbas.pb.gov.br ou no Programa de Rádio Cidade em Ação na 104,9 FM aos sábados das 12 às 13 horas.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

 

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)