Campanha de vacinação antirrábica se encerra, meta é alcançada em Cacimbas

Mais uma campanha é realizada com êxito pela equipe da saúde do município de Cacimbas, interior da Paraíba, desta vez foi à campanha antirrábica 2014, para cães e gatos. Com início em 18 de novembro com o dia “D” na cidade, e término no dia 28 do mesmo mês, com ações intensificadas dos profissionais que contaram com o empenho dos proprietários e sociedade na imunização dos animais de estimação.

Equipe multiprofissional composta por vacinadores, agentes de saúde, agentes de endemias e demais parceiros, se mobilizaram e se deslocaram a todos os postos de apoios espalhados pelos sítios, com o apoio da Prefeitura Municipal para fazer a vacinação nos animais em dias programados, de acordo com calendário elaborado pela secretaria.

O Ministério da Saúde determina que pelo menos 85% de cães e gatos sejam imunizados contra a raiva, já que a doença viral grave que pode acometer mamíferos, inclusive o homem e se manifesta de diversas formas como demência, paralisia e rigidez dos nervos, na maioria dos casos leva a morte do paciente. Os cães e gatos são os principais transmissores da raiva urbana no Brasil.

De acordo com a coordenadora epidemiológica de Cacimbas, Aniely Lima, a equipe de saúde vacinou 94,59%. Os profissionais comemoram os números positivos da campanha e atribuem o resultado um planejamento e a união de todos que se envolveram do início a o fim, ela também destaca o modo de divulgação e a aceitação popular, que participaram de forma esclarecida e consciente das suas obrigações.

“Os serviços públicos, apesar de serem “gratuitos”, são oferecidos com qualidade, a vacinação, por exemplo, traz benefícios para os animais e consequentemente para a população e o município. O que depender de nós, vamos realizar com total dedicação”, finalizou à coordenadora.

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.