NASF é implantado em Cacimbas; equipe realiza reunião para informar a população sobre os trabalhos

 
 

            Foi implantado em Cacimbas, cidade do interior da Paraíba o Núcleo de Atenção a Saúde da Família – NASF3. No total são quatro profissionais que integram a equipe multiprofissional sendo: dois fisioterapeutas, uma nutricionista e um educador físico. O objetivo dos profissionais é promover saúde pública através de ações planejadas voltadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas com a realização de palestras, reuniões, visitas domiciliares, acompanhamentos e programas de capacitação nas escolas e nas comunidades para os interessados.
            Para a Secretária de Saúde, Joiscilene de Farias, essa é uma conquista inédita para a população que, graças ao empenho e dedicação do Prefeito Geraldo Terto da Silva (Léo), dispõe de uma equipe própria para atender a quem precisar dos serviços. “O NASF pertencia às cidades de Teixeira e Maturéia, os profissionais se sentiam limitados, pois só podiam vir trabalhar em nossa cidade e no Distrito de São Sebastião a cada quinze dias, não sendo suficiente para atender a demanda. Agora esse sonho se consolida e a população é quem ganha”, ressaltou a Secretária.
            O educador físico, Rogério Rocha, destacou a importância da prática de atividades físicas bem orientadas e destacou os benefícios que os exercícios podem trazer a saúde quando associados a hábitos saudáveis de uma alimentação balanceada, ele falou da satisfação de trabalhar no município e alertou as pessoas sobre os riscos de se praticar trabalhos pesados fora dos padrões recomendados.
            A enfermeira Andréia Dias destacou a dedicação da equipe e, aproveitou para divulgar a agenda de atendimento a os pacientes. O fisioterapeuta, Ivíson Fagner, falou sobre o atendimento domiciliar a o público alvo, formado por idosos e pacientes acamados da sede e também da zona rural, o profissional explicou algumas técnicas utilizadas para aliviar a dor a o sofrimento dos pacientes trazendo um pouco de esperanças aos enfermos.
            A nutricionista Mayra Meira falou dos projetos que pretende implantar no município para trabalhar com as famílias e estudantes, por meio do Programa de Saúde nas Escolas – PSE, ela destacou os perigos e os riscos de má alimentação com excesso de sal, açúcar e gorduras contidos nas guloseimas e alimentos industrializados. Ela ainda ressaltou a necessidade de incluir na dieta das crianças: frutas, verduras, legumes, cereais, dentre outros produtos ricos em nutrientes.
            Mayra pretende capacitar às merendeiras e as mães de alunos interessadas, em aprender novas formas de higienização dos alimentos e como reaproveitar os mesmos em receitas criativas e inovadoras. É a Prefeitura Municipal de Cacimbas, com um novo tempo promovendo saúde para a população: Administração Prefeito Léo Terto.


SECOM/ PMC.

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)