Campanha “Novembro Azul” acontece com diversas ações em Cacimbas, PB

 

 

                Mais uma campanha é abraçada pelas equipes de saúde no município de Cacimbas, cidade do interior da Paraíba, o “Novembro Azul”, que é um movimento que tem o objetivo de sensibilizar o público masculino, quanto aos cuidados com a saúde, bem como, fomentar a importância da realização dos exames preventivos do câncer de próstata.

                A casa de saúde, Maria Nazaré da Cunha, promoveu a abertura oficial da Campanha Novembro Azul, na manhã dessa quarta-feira, 19/11, onde na ocasião, os profissionais abordaram a incidência do câncer de próstata e outros males relacionados, considerados até mais graves do que o câncer de mama, porém, silenciados pelas formas de preconceitos contidos na cultura machista presente na região e avaliaram como positiva a campanha do “Outubro Rosa” voltada para as mulheres.

                O câncer de próstata é tratado com preconceito por muitos homens, principalmente em razão da realização do exame clínico (toque retal). Com a recusa em procurar o urologista que é o médico especialista no assunto, o diagnóstico poderá ser prejudicado e levar o paciente a morte num curo espaço de tempo, o que poderia ser evitado se o diagnostico fosse realizado precocemente.

                A abertura da campanha foi considerada bem sucedida por ter atraído homens de todas as idades e contou com as parcerias das equipes da Secretaria de Saúde, sendo agentes comunitárias de saúde, enfermeiras, técnica de enfermagem, psicólogos, a Coordenadora da Atenção Básica, o médico Dr. Ricardo que apresentou uma palestra de forma descontraída aos usuários sobre os temas em debate, destacando as formas de cura e prevenção.

                Segundo Doutor Ricardo, com os avanças em todas as áreas inclusive na medicina, é possível viver mais com qualidade, desde que se tenham os cuidados necessários para uma vida saudável. Ele alertou a população masculina e feminina, quanto à necessidade da realização periódica dos exames na tentativa de diminuir ainda mais a mortalidade com medidas simples.

                A coordenadora da Atenção Básica no município Ana Talita, ver com grande preocupação alguns hábitos de pessoas em relação à alimentação e recomenda mudanças no cardápio para se evitar consequências negativas. Segundo ela, pode haver agravamento nas doenças se o paciente insistir no uso de bebidas alcoólicas, cigarros, drogas ou alimentos inadequados ricos em gorduras, sódio ou açucares, o que vai dificultar a cura.

                O câncer de próstata é mais comum com o aumento da idade, por isso os homens a partir dos 40 anos devem estar atentos aos fatores de risco, principalmente aqueles com histórico na família, estes procurar os postos de saúde pelo menos uma vez ao ano para detectar e tratar, não apenas essa doença, mas qualquer outro fato que venha ameaçar sua saúde e assim poder levar uma vida normal.

                "Quando é descoberto no início é possível o homem ter uma vida normal, por isso se deve procurar o médico para diagnosticar e encaminhar o quanto antes para o tratamento", disse o médico e acrescentou "Em um estágio mais avançado, a medicina ainda não tem uma solução, infelizmente".

                A enfermeira Andréia Dias, convidou todos os homens a abraçar a causa do mês que é dedicado a eles e explicou as formas de funcionamento da Unidade de Saúde que muitos confundem como sendo um Hospital.

                "Esse mês é dedicado à prevenção do câncer de próstata, nós procuramos oferecer os atendimentos básicos voltados aos homens, podemos fazer exames de rotina para identificar anemia, diabetes, hipertensão e outras taxas alteradas, temos ainda, atendimentos com a nutricionista, fisioterapeutas, educador físico, psicólogos, as técnicas de enfermagem, o dentista, o próprio médico e os casos mais complexos, nós encaminhamos para outros centros de tratamento”, divulgou a enfermeira.

                Ana Talita Falou do envolvimento das equipes na realização dos trabalhos e explicou sobre a dificuldade que a Secretária de Saúde do Município Joscilene Farias, na contratação de um médico urologista para realizar os exames, já que na cidade de Patos que é o centro de referência mais próximo, existe apenas dois e mesmo assim, são muito requisitados.

                A coordenadora aproveitou para falar do planejamento que está sendo feito, para levar essas mesmas ações aos moradores do Distrito de São Sebastião e demais comunidades rurais. As entrevistas completas do Doutor Ricardo, da Enfermeira Andréia Dias e Ana Talita vocês conferem em www.cacimbas.pb.gov.br ou no Programa Cidade em Ação na Rádio 140 FM nos sábados das 12 às 13 horas, disponível também no link: www.radio104fm.amaisouvida.com.br

Prefeitura Municipal de Cacimbas com um novo tempo: Administração Prefeito Léo Terto. SECOM/PMC.

:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)