SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

OUTUBRO ROSA

                A Prefeitura Municipal de Cacimbas, através da  Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste dia 24 de outubro de 2013, na sede deste município, a 1ª mobilização “OUTUBRO ROSA” , Campanha realizada nacionalmente pelo Ministério da Saúde e nosso município não ficou de fora, foi a 1ª de muitas com o objetivo de conscientizar as mulheres a se prevenirem de possíveis doenças oportunistas como o câncer de colo do útero, DST, câncer de mama, entre outras.
                O nosso município focou no tema CÂNCER DE MAMA”, devido a taxa de prevalência e incidência que ainda existe no Brasil.
                O evento teve início as 09:00hs da manhã em frente a Praça Aluizio Terto, centro da cidade de Cacimbas, com um momento de reflexão, em seguida seguiu-se em caminhada, junto com as mulheres para a Escola Estadual Pedro Terto da Cunha, local onde foi realizado as palestras do evento, antecedido por um momento sublime onde a Secretária Municipal de Saúde abriu simbolicamente o evento com o hasteamento  da bandeira do tema OUTUBRO ROSA” para afirmarmos que estamos juntos na luta e abraçamos esta causa de corpo e alma na luta contra o câncer de mama e outubro rosa.
                Foi bastante gratificante, pois através deste evento, podemos constatar o quanto as mulheres se preocupam consigo mesma, através da participação e da presença de muitas delas no evento.
                Contamos com a presença de duas equipes de Saúde da Família (PSF I e II), todos da ACS, os 2(dois) fisioterapeutas do nosso município, psicólogos, entre todos que prestigiaram o evento.
                Durante a realização do evento houve a demonstração prática de como realizar o autoexame da mama, além de todos os esclarecimentos específicos das patologias em si e do carcinoma propriamente dito, pelo médico  do município Dr. Hilton.
                Para terminar o evento, recebemos a presença de uma paciente que conseguiu ultrapassar todas as barreiras e vencer o câncer e mama, um relato real de Dona Elineide da vizinha cidade de Teixeira – PB, momento altamente emocionante em nosso evento, desde então ficou a mensagem a todas as mulheres o câncer de mama tem cura”, vamos abraçar esta causa de coração e procurar sempre a prevenção. Está provado que se diagnosticado no estágio inicial, o câncer de mama tem possibilidade de cura de até 100%, não deixe que este mal acabe com você mulher.

            ABRAÇE ESTA CAUSA CONOSCO!!! 

Joiscilenne Farias da Cunha
Secretária Municipal de Saúde

 
:::PM Cacimbas:::
 
 

Prefeitura Municipal de Cacimbas
Rua São José 35 - Centro - CEP 58.698-000 Fone: 83 3476-1137
Atendimento ao Público
(Segunda a Sexta das 08:00 as 12:00 e das 14:00 as 17:00)